RESÍDUOS METÁLICOS

Os resíduos metálicos após serem rececionados na MJD, ou recolhidos nas empresas produtoras, são triados face à sua composição (ferro, cobre, alumínio, latão, chumbo, …) e tratados de forma a garantir o cumprimento das especificações das empresas recicladoras, nomeadamente as siderurgias e fundições.


Quando constitui requisito do cliente, os resíduos são compactados ou fragmentados.


No caso particular dos cabos elétricos, a Metais Jaime Dias, SA recorre a um processo de valorização que assenta na separação da componente metálica (cobre, alumínio, alumínio/aço ou outra liga) da fração isolante (plástico/borracha).


A fração metálica é tratada como os restantes metais não ferrosos, sendo enviada para empresas recicladoras (fundições) ou outros operadores de resíduos.

A fração de plástico/borracha é enviada, sempre que possível, para empresas recicladoras, com vista à sua valorização.
 

RESÍDUOS NÃO METÁLICOS


À semelhança dos resíduos metálicos, estes resíduos (papel, cartão, madeira, vidro, …) tanto podem ser rececionados na Metais Jaime Dias, SA, como podem ser recolhidos diretamente nas instalações do produtor.


Em termos de operações, os resíduos depois de darem entrada na empresa são triados, tendo em conta a sua composição e são depois tratados, por forma a facilitar o seu transporte e a apresentarem a maior valorização possível.


Quando constitui requisito do cliente, os resíduos são compactados, o que ocorre geralmente com os resíduos de papel/cartão e de plástico (filme).

Os resíduos não metálicos que pelo seu estado não sejam passiveis de valorização material (reciclagem) mas que tenham potencial de valorização energética são transformados em CDR (combustível derivado de resíduos) para posterior valorização energética.
 

pneu

PNEUS USADOS

A Metais Jaime Dias SA constitui um ponto de recolha de pneus usados acreditado pela VALORPNEU – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda. (www.valorpneu.pt), estando assim habilitada à receção de todos os tipos de resíduos de pneus (particulares ou industriais).


A entrega pode ser efetuada diretamente nas nossas instalações, sem custos para o seu detentor, ou recolhidas nas instalações do cliente a seu pedido.
 

RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS (REEE)

A Metais Jaime Dias SA, procede à valorização de REEE através do seu desmantelamento com vista à separação das várias frações constituintes, (placas eletrónicas, plástico, cabos elétricos, ferro, aço-inox, …) que são posteriormente encaminhadas para reciclagem.
Para os resíduos não valorizáveis internamente (Ex: monitores de computador, televisões, pilhas) a MJD assegura o correto encaminhamento para as entidades gestoras respetivas (AMB3E, ERP Portugal e ECOPILHAS).
 

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Os resíduos de construção e demolição (RCD) são recolhidos pela Metais Jaime Dias, SA, recorrendo a contentores metálicos com sistema Ampliroll, que são disponibilizados em obra. Na unidade procede-se à sua triagem e à sua fragmentação (sempre que possível) com vista à sua valorização/reutilização

RESÍDUOS PERIGOSOS

A Metais Jaime Dias, SA dispõe dos meios e dos licenciamentos necessários para assegurar a recolha e tratamento de resíduos perigosos, nomeadamente:


•    Absorventes e embalagens contaminadas;
•    Filtros de óleo;
•    Águas oleosas;
•    Acumuladores de Chumbo (baterias);
•    Amortecedores auto;
•    Pastilhas travões contendo amianto;
•    Solventes e diluentes;
•    Lamas contaminadas;

Os resíduos de construção e demolição (RCD) são recolhidos pela Metais Jaime Dias, SA.